quinta-feira, 12 de abril de 2012

o arco-íris

O Francisco estava a fazer uma birra daquelas no carro... Estava zangado e triste porque queria ficar em casa dos avós e nós (os maus da fita, pelos vistos) não deixávamos. Ele não queria ir para casa e muito menos para a escola no dia seguinte e chorava alto e em bom som.

Respirei fundo. Estava cansada e sabia o que o faria acalmar, por isso ganhei forças, puxei pela imaginação e lá inventei mais uma história:

"Era uma vez uma joaninha que estava farta de ser vermelha e preta. Um dia, pegou numas latas de tintas e pintou cada uma das suas pintas de uma cor diferente: azul, rosa, lilás... "

(por esta altura ela já estava calado, concentrado na história. Eu é que não sabia bem como continuá-la...) "... muitas cores. Passou a ser chamada de Joaninha Pintarolas.
Um dia a Joaninha pintarolas andava a passear e encontrou um gafanhoto:
- Olá Joaninha, estás tão colorida, como fizeste isso?
- É fácil - respondeu a joaninha - pintei as minhas pintas com tintas. Tu também te podes pintar se quiseres!
- Gostava tanto. - disse o gafanhoto.
- Então, escolhe uma cor, que eu tenho aqui todas!"
(pedi ao Francisco para escolher a cor, que foi o vermelho.)

"E a joaninha ajudou o gafanhoto a pintar-se de vermelho. Andavam eles a brincar quando apareceu um grilo:
- Vocês estão tão coloridos! também gostava de ter cores diferentes, estou farto desde castanho esverdeado que tenho no corpo...
- também te podemos pintar - disse a joaninha.
- Escolhe uma cor - acrescentou o gafanhoto - é muito divertido.
- Eu quero vermelho e verde - disse o grilo/Francisco.
Então, a joaninha e o gafanho pintaram o grilo.

À medida que iam passeando iam aparecendo outros insectos e todos quiseram ser pintados. Escolheram muitas cores diferentes e a floresta estava muito animada e com muita alegria. Mas, quando eles se encontravam todos a voar, começou a chover... a tinta começou a cair dos insectos e fez um grande arco-íris.

Fim"

Esta técnica de inventar uma história é muito boa. Ele fica concentrado, para captar a nova história, eu pratico a imaginação e, mais importante, a birra acaba.

1 comentário:

Catarina Orangina disse...

adoro a historia, menos o insecto escolhido a seguir à joaninha. não dava para escolher outro? em todo o caso, acho que melhorou por teres pintado de vermelho!:)