terça-feira, 4 de outubro de 2011

mas porquê


O Francisco anda numa fase (precoce acho eu) de porquês e todas as minhas respostas originam uma nova pergunta. Apercebo-me aqui como daria jeito acreditar em Deus, teria uma explicação muito mais simples para tudo. Mas eu não sou católica e tento ser honesta nas minhas respostas. Sim, tento, porque ás vezes tenho mesmo que dar umas curvas...

Ora, chega a um ponto que, depois de tanta pergunta, fico sem respostas... (mais uma vez lembro-me como Deus seria mais simples...) é que não sei mesmo o que dizer por exemplo quando ele pergunta mas porque é que a relva é verde ou porque é que o vento sopra (talvez devesse estar mais informada!) e acabo por responder: "não sei!"

Até há pouco tempo o "não sei" servia perfeitamente para o meu filho. Acho que ele devia pensar "ok, ela não sabe, não vale a pena insistir" e ficávamos os dois mais ou menos felizes. Mas agora a coisa vai mais longe: "ó mãe, e porque é que tu não sabes?"

3 comentários:

ZeManL disse...

Se ela é verde, é porque absorve todos os outros espectros de cor, menos o do verde.
Resposta encontrada no google.

O verde possui um dos comprimentos de onda menos energéticos, por isso não é tão aproveitado pelas plantas, por isso ela é verde, porém existem outros organismos fotossintetizantes que são vermelhos, pardos, que absorvem outros comprimentos.
Ah, a planta não é preta porque senão ela acumularia tanta energia, ficaria tão quente, que morreria

È nesta situações que um avô faz falta
eheheheh

ZeManL disse...

Por que é que o vento sopra :

A verdadeira causa do vento é que o ar se dilata e eleva ás regiões superiores da atmosphera, quando a sua temperatura augmenta. Se pegarmos numa garrafa vazia, a taparmos com uma rolha de cortiça e a collocarmos perto do lume, ou salta a rolha com estrepito ou rebenta a garrafa. O ar que esta contém precisa de occupar maior espaço.
Ora o sol envia á terra os seus raios e eleva a temperatura do ar em alguns logares; e como o ar quente é mais leve que o frio dirigi-se para as regiões superiores da atmosphera, e o ar frio dos lados acóde pressuroso a encher o espaço vazio que o outro deixa. Eis, pois, exposta o mais simplesmente possivel, a razão por que o vento sopra.
Geralmente, algumas horas depois de nascer o sol, começa a soprar uma brisa, chamada viração, vinda do lado do mar para a terra. Porque? Porque, sob a acção dos raios solares, a terra aquece-se mais que a agua, eleva-se o ar que gravita sobre ella, e o que pousa sobre o mar, que está mais frio, acode a occupar o seu posto, repetindo-se constantemente e dum modo indefinido este phenomeno. Quando o sol se põe, dá-se o contrario: a terra esfria mais depressa que o mar, de sorte que o ar que descansa sobre ella fica mais frio que o daquelle; este eleva-se e o da terra acode immediatamente a encher o espaço vazio que o outro deixa. A esta brisa que sopra do lado da terra dá-se o nome de terral.

Contributo para uma resposta que, no teu caso, era aceite como boa

Marta Almeida disse...

nem imaginas a quantidade de novas perguntas que essas respostas originariam... mas convido-te a testar!