terça-feira, 20 de outubro de 2009

dois anos


E já tens dois anos meu amor! O tempo passou mesmo a correr. Já dizes praticamente tudo, (nem que seja para nos imitar), dormes numa cama sem grade e não cais (só na primeira noite, 3 vezes), mudaste de infantário e agora tens andado a passear pelo bosque, dás beijinhos (e às vezes dentadas), desafias e fazes sorrisos malandros, comes e bebes sozinho (às vezes até ficas zangado se te tento ajudar e mandas-me comer a minha comida), sabes bem o que queres e o que não queres, gostas de jogar à bola, sentas os bonecos no sofá e explicas-lhes o que está a dar na televisão, lavas os dentes (mas engoles sempre a água no final), escondes as mãos para eu as procurar ("a mão? ode tá?"), continuas lindo e com um sorriso que me derrete... mas... também continuas sem fazer cóco nem xixi na sanita!


Neste momento estás em casa com uma otite, mas nem isso te desanima! Continuas alegre, a comer bem e estás à aproveitar para meter o Canal Panda em dia!

Adoro-te

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

os números


Estou sentada no chão da sala, encostada ao sofá. O meu filho está em pé à minha frente. Abre a mão, vira a sua palma para mim com o braço esticado e diz: "mãe, péra. fasdm bara bifoti... " ou algo parecido, mas que eu concluo que quer dizer "mãe, espera, vou ali e já venho".

Lá vai ele pelo corredor fora. Passado uns segundos regressa.

Eu: "então filho, foste ao quarto?"

Ele: "cinco, seis, seta, oita, novi, dez!!!!!"


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

coração de gelo


É assim que eu sinto o meu coração, cada vez que tenho que ir contra a vontade do meu filho e o faço chorar. Ou é porque não quer ir para a cama e quando o coloco lá fica em pé a chorar baba e ranho, ou porque quer sair da banheira porque foi-lhe água para os olhos ou porque o chuveiro está simplesmente ligado, ou porque quer brincar com uma coisa que não pode... enfim... É por isso que dizem que o papel dos pais é serem pais e não os melhores amigos! E eu sou firme quando lhe digo que não... mas se ele soubesse como me sinto por dentro...

O que vale é que as birras dele são pequenas, umas cócegas na barriga e a lamuria dá lugar ao sorriso.


Estava com algum receio do dia de hoje e fui arrefecendo o meu coração para se tornar gelo quando o deixasse na escola. Já tinha ficado lá uma manhã na semana passada, mas... depois de tanto tempo de férias, não sabia qual ia ser a reacção dele. No entanto, foi como se não tivessem havido férias pelo meio: chegou lá, tocou à campainha e toca a entrar. Nem olhou para trás para me dizer adeus! E eu senti o gosto agridoce de o deixar bem, com o meu coração quente.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"é páli"




Resumo de uma semana de férias:

Acordar todos os dias às 7h30 da manhã e... "é páli", a toda a hora e em todas as direcções.

- Mãeee!!! É pá li!!!!
- Para onde filho?
- páli!!! (a apontar para a direcção que queria ir)

"é páli" para as bolas, "é páli" para ligar as ventoinhas, "é páli" para o baloiço, "é páli" para tocar no piano, "é páli, o cão!!!", "é páli", "é páli", "é páli". Mas não pensem que é "páli" a pé.... não... porque chegando a meio do caminho é "páli" de "cola" (colo, portanto). No fim disto tudo, preciso de uma noite bem dormida, mas a verdade é que adorei todos os momentos!

sábado, 1 de agosto de 2009

1º dia de férias


Hoje é o primeiro dia de férias do meu filho. E o meu primeiro deste ano. Estranhamente ontem passei o dia com aquela sensação de último dia de aulas (lembram-se como era?), com uma euforia inexplicável, até parece que tinha voltado à escola... só faltou ir ao cinema ao fim do dia.

E agora vou ter uma semana de descanso com o meu filhote... que bom!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

apontar e.... atirar!


Ultimamente a minha mãe tem "ralhado" mais comigo. Nem sei se posso chamar ralhar porque, parece que ela andou a ler umas revistas com uma teoria super interessante: Não vale a pena levantar a voz aos filhos, pois eles tendem a imitar. Então ela tenta outras abordagens como explicar-me que não devo atirar os brinquedos e deixar-me sozinho no quarto quando lhe dou uma estalada. Mas outras vezes não se contém e lá chama pelo meu nome em volume máximo (ou quase). Não que eu ligue muito, na verdade acho que ela ainda tem muitas estratégias para explorar, porque até agora nenhuma me diz muito. Bem, é verdade que ontem fiquei a chorar quando ela saiu do quarto... e que depois disso não lhe bati mais, mas acho que amanhã já nem me lembro disso e vou tentar de novo... só pela piada!

A verdade é que eu ando mais índio. Na escola já não deixo os outros meninos tirarem-me os brinquedos. Vai de estalada e resmunguice à minha frente. E também não se metam no meu caminho que eu a refilar sei imitar muito bem o meu pai!

Atiro brinquedos, grito "não" de vez em quando, bato à experiência, empurro outros meninos e por duas vezes já mordi o rabo à minha mãe... afinal uma criança tem que experimentar um pouco de tudo...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ele já conta até seis


Não é frase feita, nem muito menos mito, o tempo passa mesmo a correr. Eu diria que passa mesmo a voar porque às vezes parece que mal damos por ele. E depois temos aqueles flashes que nos fazem ver o presente como que caído do nada. Eu tenho tido desses flashes quando olho para o meu filho. "Ele já quer andar de mochila às costas!!! Como é que é possível, ainda ontem era um bebe.", "Ele já escolhe as t-shirts que quer verstir (que variam entre a do ruca e do panda), como é que é possível?", "Ele já conta até seis sem erros e até dez com uma serie de cambalhotas pelo meio... COMO É QUE É POSSÍVEL?"

Ah, mas há mais... ele já tem avaliação escolar (isto no meu tempo não existia... acho eu!)
Aqui fica ela, para mais tarde recordar (com uma ou duas observações):

A - Comportamento em relação ao adulto
Com a educadora:
boa - sim
reduz ao mínimo as relações - não
Inseguro na ausência da educadora - não

Com os outros adultos:
Está à vontade - sim
Inibe-se - não

B - Comportamento em relação às outras crianças
brinca sozinha - sim
brinca habitualmente com outras crianças - sim
é agressiva - não
é passiva - às vezes

C - Comportamento na Sala
está sempre activa -às vezes
procura a protecção da educadora - não
ao ser contrariada reage mal - raramente
colabora na arrumação da sala - sim
mostra-se interessada pelos brinquedos - sim
capaz de se entreter sozinha durante algum tempo - sim
gosta de ouvir histórias e ver gravuras - sim
conhece o espaço da sala - sim
conhece outras salas - sim

D - Hábitos
Alimentação:
Apetite - Normal e Muito
Come usando - as mãos e a colher
totalmente dependente do adulto - não
mastiga alguns sólidos - sem dificuldade (alguns? venha o que vier...)
mantém-se à mesa - sem dificuldade
bebe por um copo - sim

Higiene:
usa o bacio - sim - às vezes com sucesso outras sem (a parte do sucesso, só se for mesmo na escola! se a pergunta fosse "usa a banheira....")

Sono:
adormece sozinha - sim
dorme - cerca de 2 horas e meia
Vestuário:
descalça os sapatos sozinha - sim
descalça as meias sozinha - às vezes
(cá em casa é o contrario, não lhe consigo manter umas meias nos pés - estava eu a escrever isto e aparece ele ao pé de mim, sem meias, com uma numa mão e a outra debaixo do queixo e a dizer "ó mãe...")

E - Comunicação
compreende as mensagens simples que lhe são transmitidas - sim
faz compreender-se através de gestos - sim
faz compreender-se através de algumas palavras - às vezes
já diz: olá, pápa, pão, mão, mãma, mãe, pai, papá, água, mala, roda, cóco, não há, Marta, Bela, Sónia, Bana (banana), cane (carne), atá (maçã), bolo, bola, cão....
(esquecerem-se de escrever que também diz puta (iogurte))

F - Motricidade
sobe e desce rampas e escadas - sim
ultrapassa obstáculos - sim
dá pontapés na bola - sim
atira a bola com as mãos - sim
contrói uma torre com blocos - sim
agarra objectos pequenos - sim (é o meu migalhinhas)
pega na colher - sim

G - Conhecimentos das partes do corpo
Identifica: braço, mão, perna, pé, olhos, orelhas, nariz, boca, barriga..

Observações: É uma criança muito calma e meiga