segunda-feira, 30 de julho de 2012

a formiguinha

Ainda dentro do tema do post anterior, também tu Mafalda tens tido muita sorte com quem te tem acompanhado.

Na última reunião da tua escola, as tuas amigas grandes Mariana e Maria escreveram pequenas histórias para descrever cada um dos meninos. Emocionei-me com todas e quando li a tua ao pai não consegui acabar sem chorar. Vamos ver se consigo escrevê-la sem lágrimas:

"Era uma vez uma linda formiguinha pequenina e moreninha com os olhos e expressões de tartaruga, que havia quem lhe chamasse formiruga.

Esta formiguinha era muito despachada, bem disposta e atarefada. Gostava de animar a casa, de ajudar os amigos, de fazer aquilo que as formigas mais velhas do formigueiro sabiam fazer. E ela, embora sendo pequenina, já o fazia muito bem: arrumava sapatos, chapéus e babetes, dobrava paninhos e limpava o chão.

Mas com tanto trabalho ela ficava cansada cedo, o soninho chegava e muitas vezes era a primeira a adormecer. E sabem um segredo, ela dormia muito... fazia a sesta mais longa de todos os amigos. E quando acordava estava pronta para voltar ao trabalho.

Gostava de fazer as coisas à sua maneira e para lhe dar ordens era preciso saber fazê-lo, respeitá-la como se ela fosse já uma formiga crescida, ela gostava disso.

Um dia esta formiguinha descobriu as palavras e o que ela se divertiu... a partir desse dia ela falou, falou, falou, a alto e bom som para todos a ouvirem, dizendo tudo o que tinha para contar e cantar - que bem ela cantava os parabéns a você.

Nas festas queria sempre bolo e como qualquer formiguinha lá ia ela em busca das migalinhas. Assim era ela, gostava de comer tudo o que se pode comer à mão e com a fruta e as azeitonas não se atrapalhava com os caroços.

É como vos disse, ela ainda é uma formiguinha mas já tem coisas de formiga grande.

E para acabar conto-vos mais um segredo: esta formiguinha tem uma amiga especial, a Lua. E em noites de lua cheia fica acordada a banhar-se de luar.

Assim é esta linda formiguinha que nos veio encantar.

Bem hajas Mafalda. Um beijinho com amor,
Mariana e Maria"

(não consegui! e tal como tu, também eu vou ter saudades delas...)

Sem comentários: