sábado, 21 de novembro de 2009

Festa das Lanternas



Sexta feira 13 foi dia de festa das lanternas no novo infantário do Francisco e lá andava ele de lanterna na mão, desenhada por ele, caminho fora atrás dos outros meninos e adultos. Cantou, queria que eu cantasse e acho que ficou contente por ter a família no "seu" infantário. Mas não há duvida que a parte que ele gostou mais foi quando chegou a hora de comer as castanhas.


Aqui fica o significado da história das lanternas apresentada na festa num pequeno teatro representado pelos meninos mais velhos da escola:


A Menina da Lanterna é uma história de origem Europeia que se comemora no dia de S. Martinho. Trata-se de uma história que marca uma celebração anual que nos prepara para a chegada do Inverno. É uma história de Outono. O tempo começa a ficar mais frio e a noite chega mais cedo, o que motiva o recolhimento e a interiorização. Quando a menina da lanterna tem a lanterna apagada e começa à procura da luz, enceta um caminho de auto conhecimento (de busca interior). No princípio do caminho, encontra os animais que representam os nossos instintos mais básicos. É a partir do aparecimento da Estrela que começa o seu verdadeiro desenvolvimento interior. O menino da lã tece o fio do "pensamento", o sapateiro representa a força e a acção que nos mantêm os pés assentes na terra e o menino da bola simboliza os nossos sentimentos. Estão aqui as três partes que formam o ser humano: "o pensar ", "o querer" e "o sentir". São estes elementos que, como a história revela, necessitam de ser trabalhados, dominados, transformados e renovados. O fogo, também aqui predominante, é o elemento da natureza que representa a transformação e a purificação.
Através desta vivência, acreditamos estar a semear nas nossas crianças sentimentos de coragem e confiança mesmo quando o caminho se revela muito longo. Se pensarmos com luz, a nossa vida brilhará, e se não desistirmos, poderemos sempre renovar a nossa luz interior e com ela iluminar os que nos rodeiam.
A história do S. Martinho, por sua vez, permite passar às nossas crianças valores humanos tão fundamentais quanto a partilha, a generosidade,a coragem e a abertura ao outro

Sem comentários: