quinta-feira, 26 de abril de 2012

formiga cantora

Já na cama:

- Mãe conta uma história!
- Hum... está bem. Mas só uma! Qual é que queres? Pode ser a da cigarra e da formiga?
- Não essa não. conta de outra formiga.
- Outra formiga? ... deixa-me pensar:

"Era uma vez uma formiga que não gostava nada de trabalhar a carregar migalhas com o carreiro. Todas as formigas fartavam-se de trabalhar, sempre de um lado para o outro, mas esta formiga só queria cantar e tocar guitarra. É que ela gostava mesmo de cantar e lá ficava, encostada a uma pedra, sempre a criar novas melodias.

As outras formigas já estavam fartas. Afinal, não era justo! Enquanto todas passavam o dia a trabalhar, a formiga cantora (como lhe chamavam) não levantava uma única migalha! Por isso, resolverem ir falar com a formiga rainha e dizer que as coisas não podiam continuar assim.
 - Não pode ser - diziam elas - enquanto nós nos fartamos de trabalhar, a formiga cantora passa o dia a cantar. Não há direito. Ela também tem que contribuir com alguma comida!

A formiga rainha mandou chamar a formiga cantora e disse-lhe:
- As tuas companheiras estão muito chateadas. Dizem que tu não trabalhas e assim não pode ser, formiga cantora. Se queres continuar connosco tens que acartar migalhas como o resto do carreiro. Está decidido!

- Nesse caso vou-me embora... - disse a formiga cantora - Eu nasci para cantar. É isso que eu gosto de fazer... vou procurar outro sitio onde possa ser feliz.

E lá foi, a formiga cantora com a sua guitarra às costas.

No dia seguinte as formigas estavam todas atarefadas de um lado para o outro a acartar folhas e pequenos pedaços de comida. Mas havia qualquer coisa que não estava bem... faltava qualquer coisa... estavam todas mais tristes. O dia demorava mais a passar e parecia mais cinzento... também faltavam sorrisos.

- Mas o que é que se passa hoje connosco? - perguntou uma formiga.
- Acho que sei o que é... - disse o formiguito, que era um formigo pequeno - Falta musica para nos animar! Falta a formiga cantora!

As formigas ficaram todas muito espantadas. O formiguito tinha razão. Afinal a formiga cantora fazia muita falta. Mas onde é que ela estava? Foram a correr ter com a formiga rainha para perguntar por ela, mas já era tarde. A formiga cantora tinha desaparecido. A formiga rainha ficou um pouco chateada.

- Vocês disseram que não a queriam a cantar e agora querem-na de volta? Agora não há nada a fazer, deviam ter pensado nisso antes.

- Formiga rainha - disse o formiguito - eu tenho uma ideia. Eu adoro aventuras e posso ir à procura da formiga cantora. Ela não teve tempo para ir muito longe.

Todas as formigas concordaram com a ideia do formiguito. Prepararam-lhe uma mochila e lá foi ele... à aventura! Andou, andou, andou, andou e, de repente, no meio da floresta, encontrou um caracol.

- Olá amigo caracol, por acaso viste uma formiga com uma guitarra?
- Olá formiguito. Sim, vi essa formiga. Ontem cantou-me uma bela melodia para adormecer, mas depois foi-se embora. Acho que foi por ali!
- Obrigado caracol.

O formiguito continuou a andar e encontrou um gafanhoto.

- Olá gafanhoto! Tu viste uma formiga cantora?
- Ó se vi... e canta tão bem! Hoje de manhã cantou-me uma linda canção, mas depois foi-se embora, por ali.
- Obrigado gafanhoto, até à próxima!

E lá continuou o formiguito à procura da sua amiga. Andou mais um pouco e encontrou uma cigarra, também ela com uma guitarra.

- Cigarra, tu viste a minha amiga formiga cantora?
- Sim, por acaso vi, vamos dar um concerto juntas um dia destes!
- A sério? E onde é que ela está?
- Foi ali ao rio beber água e volta já.

O formiguito olhou para o rio e viu a sua amiga a aproximar-se.

- Formiga cantora, formiga cantora, sou eu o formiguito!
- Olá formiguito, o que fazes aqui? também vieste embora?
- Não, formiga cantora, vim à tua procura.
- Podes esquecer! Eu já disse à formiga rainha que não vou voltar. O meu destino é cantar. E até já tenho uma companheira, a cigarra.
- Pois, eu sei - disse o formiguito - por isso é que te vim buscar. As formigas têm saudades das tuas cantigas, estão todas muito tristes, porque lhes falta a tua música.
- A sério? Elas querem que eu cante?
- A sério! E a formiga rainha também!
- Mas eu agora tenho uma nova amiga... vamos dar um concerto um dia!
- Ora, a cigarra pode vir também e podem dar o concerto para todas as formigas.
- Queres vir cigarra? - perguntou a formiga cantora.
- Tocar para formigas? Sem elas dizerem que devia estar a trabalhar? Se quero!

E lá foram os três. Quando chegaram, a formiga e a cigarra deram um grande concerto e as formigas trabalharam muito mais animadas.
E passou a ser sempre assim. Enquanto a maioria das formigas carregava comida, a formiga cantora e a cigarra cantavam e tocavam para as animar. E, de vez em quanto, o formiguito escapava para uma nova aventura.

Sem comentários: