quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

educações

Cada vez acredito mais que essa história de os irmãos terem a mesma educação é uma grande mentira. Não há a mesma educação... eu não sou a mesma pessoa que era quando o Francisco tinha a idade da Mafalda. Eles não são a mesma pessoa. (Nem pouco mais ou menos...)

Nunca tive que trocar a roupa do Francisco por ele gostar ou não da camisola que lhe vestia. Sempre achei um pouco estranho uma criança tão pequena escolher o que vestir. Era o que faltava! "Ai gostas mais daquela dos super heróis? Amanhã então vestes aquela, mas agora vamos que temos que nos despachar!!" Pois... ainda hoje, com 5 anos, o Francisco lá dá a sua opinião de gostos, mas aceita qualquer roupa. A Mafalda, com dois anos... esta manhã acabei por lhe trocar a camisola e vestir a do coelhinho...
Sempre consegui manter o Francisco mais ou menos sossegado à mesa e, principalmente, a comer. A Mafalda... bem... digamos que já ponderei "atá-la" com um cinto á cadeira, mas sei que não daria resultado! Temos que estar constantemente a chamá-la, a metê-la na mesa, a pedir-lhe que coma, a não enfiar a comida no copo com água... enfim... até nos cansarmos.

Aprendi que não devo criticar os outros pais, porque a verdade é que há filhos diferentes. E têm que haver estratégias diferentes! E às vezes estamos cansados. E às vezes é preciso ceder.

Talvez por o Francisco ser tão parecido comigo eu consigo entender "como chegar lá", lembro-me do que sentia com a idade dele e percebo o que funciona com ele. A Mafalda é um desafio constante, muitas vezes dou comigo a pensar que estratégia devo utilizar e muitas dessas vezes sinto-me perdida.

E para quem se pergunta se o amor pelos dois é diferente, é! Mas têm os dois a mesma itensidade e já nem imagino a minha vida sem estes dois amores infinitos. Cada vez que os vejo depois da escola só me apetece abraça-los fortemente e enche-los de beijos. Claro que isto é sempre uma alegria para o Francisco, que também responde com beijinhos, mas não tanto para a doce Mafalda, que se for preciso até foge.
Meus amores, eu adoro-vos.

Sem comentários: