quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ele já conta até seis


Não é frase feita, nem muito menos mito, o tempo passa mesmo a correr. Eu diria que passa mesmo a voar porque às vezes parece que mal damos por ele. E depois temos aqueles flashes que nos fazem ver o presente como que caído do nada. Eu tenho tido desses flashes quando olho para o meu filho. "Ele já quer andar de mochila às costas!!! Como é que é possível, ainda ontem era um bebe.", "Ele já escolhe as t-shirts que quer verstir (que variam entre a do ruca e do panda), como é que é possível?", "Ele já conta até seis sem erros e até dez com uma serie de cambalhotas pelo meio... COMO É QUE É POSSÍVEL?"

Ah, mas há mais... ele já tem avaliação escolar (isto no meu tempo não existia... acho eu!)
Aqui fica ela, para mais tarde recordar (com uma ou duas observações):

A - Comportamento em relação ao adulto
Com a educadora:
boa - sim
reduz ao mínimo as relações - não
Inseguro na ausência da educadora - não

Com os outros adultos:
Está à vontade - sim
Inibe-se - não

B - Comportamento em relação às outras crianças
brinca sozinha - sim
brinca habitualmente com outras crianças - sim
é agressiva - não
é passiva - às vezes

C - Comportamento na Sala
está sempre activa -às vezes
procura a protecção da educadora - não
ao ser contrariada reage mal - raramente
colabora na arrumação da sala - sim
mostra-se interessada pelos brinquedos - sim
capaz de se entreter sozinha durante algum tempo - sim
gosta de ouvir histórias e ver gravuras - sim
conhece o espaço da sala - sim
conhece outras salas - sim

D - Hábitos
Alimentação:
Apetite - Normal e Muito
Come usando - as mãos e a colher
totalmente dependente do adulto - não
mastiga alguns sólidos - sem dificuldade (alguns? venha o que vier...)
mantém-se à mesa - sem dificuldade
bebe por um copo - sim

Higiene:
usa o bacio - sim - às vezes com sucesso outras sem (a parte do sucesso, só se for mesmo na escola! se a pergunta fosse "usa a banheira....")

Sono:
adormece sozinha - sim
dorme - cerca de 2 horas e meia
Vestuário:
descalça os sapatos sozinha - sim
descalça as meias sozinha - às vezes
(cá em casa é o contrario, não lhe consigo manter umas meias nos pés - estava eu a escrever isto e aparece ele ao pé de mim, sem meias, com uma numa mão e a outra debaixo do queixo e a dizer "ó mãe...")

E - Comunicação
compreende as mensagens simples que lhe são transmitidas - sim
faz compreender-se através de gestos - sim
faz compreender-se através de algumas palavras - às vezes
já diz: olá, pápa, pão, mão, mãma, mãe, pai, papá, água, mala, roda, cóco, não há, Marta, Bela, Sónia, Bana (banana), cane (carne), atá (maçã), bolo, bola, cão....
(esquecerem-se de escrever que também diz puta (iogurte))

F - Motricidade
sobe e desce rampas e escadas - sim
ultrapassa obstáculos - sim
dá pontapés na bola - sim
atira a bola com as mãos - sim
contrói uma torre com blocos - sim
agarra objectos pequenos - sim (é o meu migalhinhas)
pega na colher - sim

G - Conhecimentos das partes do corpo
Identifica: braço, mão, perna, pé, olhos, orelhas, nariz, boca, barriga..

Observações: É uma criança muito calma e meiga

1 comentário:

Catarina Orangina disse...

fico MUUUUUUITO contente ao ler este post. o fran parece ser umna criança feliz, e isso só me pode deixar de sorriso no coração (e uma lágriminha no canto do olho). tenho pena de não estar tão presente na vida dele e na vossa, e por isso também me espantar que ele JÁ FAZ ISSO? E AQUILO?... de facto o tempo voa. parabens muida, tens um filho de ouro!