quinta-feira, 18 de julho de 2013

energias...

Ontem ao deixar o Francisco na escola um menino mais velho (ou pelo menos maior) disse-lhe qualquer coisa que me pareceu uma provocação. O meu filho olhou-lhe com um ar muito sério e meio zangado, como quem diz "o que é que tu queres pá?". Na altura não comentei nada.

Já em casa perguntei ao meu filho o que tinha sido aquilo e se ele era amigo dele. Não me quis dizer muito. Disse só que eram amigos mas não gostava muito daquele menino, porque ele era um mentiroso para ele e dizia-lhe coisas que achava que tinham piada, mas que para ele (Francisco) não tinham piadas nenhuma.

Quis saber mais... E a custo lá consegui um exemplo: "quando estávamos a ir para a praia eu meti os meus óculos de sol e ele disse que eu ficava muita feio".

Disse-lhe que há pessoas que gostam de "roubar" a nossa energia e o melhor é não ligar nenhuma, pois assim não a conseguem roubar. Ele ficou contente com a solução e acrescentou: "se não ligar nenhuma não lhe dou a minha energia e não fico cansado!". Isso mesmo!

Não há mãe que não deseje que tudo corra sempre bem com os filhos, que todos gostem deles e que nunca sejam gozados. Tal parece-me impossível e claro que sinto um pequeno aperto ao ouvir estas historias, mas faz parte do crescimento. Do seu crescimento! Mal por mal, prefiro que não seja ele o menino que goza com os outros!


Sem comentários: