sábado, 21 de novembro de 2009

Crescimento


Ia começar este post com "parece que foi ontem..." mas mal pensei nesta frase senti-me velha. Ou antes, adulta. E eu nunca me vejo como adulta! E sou pouco saudosista. Aliás esta frase para mim nunca fez sentido, porque na verdade não parece que foi ontem. Até pode parecer que algo foi no mês ou na semana passada, mas ontem parece-me sempre um bocado exagerado.

A verdade é que o tempo passa mesmo depressa, principalmente quando se vive com um ser pequeno que aprende a cada minuto, que cresce a cada segundo, que está mais esperto e atento a cada palavra dita. Parece um comboio a alta velocidade e às vezes perdemos um pedaço da paisagem. Como é rápido. Hoje realmente ele está mais adulto que ontem. Está mais crescido, constroi melhor as frases. Tem uma conversa comigo! Uma conversa! Ainda ontem (ou há alguns meses) era um bebe que eu passeava no seu carrinho, agora anda a puxar a sua mini mala com rodinhas!

Quero deixá-lo crescer mas ao mesmo tempo quero agarrar a corda do papagaio e puxá-lo mais para mim. Quero cheirar, saborear e sentir todo este momento precioso que não se voltará a repetir. Mas sei que o tenho que deixar voar... e quero vê-lo voar. Só agora entendo como algo pode ser feliz e triste ao mesmo tempo. Uma tristeza feliz. Se bem que o feliz pesa muito mais que o triste. Talvez seja só uma felicidade melancólica (a palavra triste parece-me muito forte aqui!!!).

Hoje o meu filho estava mais crescido! Aqui fica a conversa que ele teve comigo esta manhã:

eu: Francisco , pára quieto para a mãe te vestir, não sejas tonto.
ele: Tonto não!
eu: ai não? sim, sim, o Francisco é tonto!
ele: não não! Mãe é tonto!
eu: a Mãe? Não não
ele: sim sim! (gargalhadas)
eu: não não. O Francisco é que é tonto!
ele: não! a Mãe é tonto! (gargalhadas)
eu: naaaooooo!
ele: (gargalhadas) sim sim
eu: já sei. O pai é tonto
ele: (gargalhadas) o pai é tonto!!!

e pronto chagámos a um acordo! a Isto se chama negociar!

2 comentários:

o pai disse...

chegámos é lindo....hehe
não é o pai que é tonto é a mãe.

Catarina Orangina disse...

são todos três! TONTOS!